19.6 C
Caraguatatuba
20 Maio 2024

São Sebastião ajuda no atendimento de moradores feridos no RS

A equipe da Defesa Civil de São Sebastião completou, nesta quarta-feira (8), seu terceiro dia no Estado do Rio Grande do Sul onde participa da Missão Humanitária em ajuda à população que sofre com as enchentes há uma semana.

Os agentes ajudaram na montagem do Posto Médico Avançado (PMA), no município de Guaíba onde foram realizados dois atendimentos, sendo um de corte contuso em membro inferior esquerdo e a uma vítima de trauma (queda de altura). Esse atendimento foi em conjunto com o Corpo de Bombeiros da cidade Secretaria Municipal de Saúde.

Até o meio-dia desta quarta-feira, o grupo esteve no município de Eldorado, um agente socorrista deu apoio à Secretária de Saúde e Defesa Civil local no PMA, fizeram curativos em moradores lesionados, apoiaram em medicações de emergência, fizeram a distribuição de medicamentos profiláticos para contaminação conforme prescrição e orientação dos médicos da Saúde local.

As duas esquipes também utilizaram os botes infláveis para resgate e remoção de moradores ilhados em Eldorado, de onde removeram 20 moradores e oito pets.

Na parte, com a chegada da chuva, o grupo precisou dar uma parada no atendimento. “Foi muita chuva e vento, sem condições de colocar as embarcações na água. Mas já recebemos informações sobre a melhora do tempo e que essas águas estão recuando”, explicou o agente voluntário e chefe da missão sebastianense Waguinho Barroso.

Os trabalhos são acompanhados pelo vice-prefeito Reinaldinho Moreira que destacou a importância da participação dos agentes. “Não estão apenas trabalhando no resgate, mas levando todo o conhecimento adquirido ao longo da gestão, com investimentos em cursos e treinamentos. Nossa Defesa Civil é hoje uma referência não só no Estado de São Paulo, mas no país”.

Situação no Rio Grande do Sul

Último boletim emitido pelo governo rio-grandense são 417 municípios afetados, 66.7651 pessoas em abrigos, 163.720 desalojados, 1.456.820 afetados, 372 feridos, 128 desaparecidos, 100 óbitos e quatro mortes suspeitas.