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Caraguatatuba
20 Maio 2024

20% em faltas de consultas e exames médicos

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, a taxa de absenteísmo da rede municipal chega a 20%, que é quando o paciente não comparece a uma consulta ou exame marcado, sem avisar com antecedência.

#PraTodosVerem: Foto aérea da UBS Rio do Ouro nas cores branco e azul (Foto: Divulgação/PMC)

De acordos com os dados do ano passado, dos 37.504 pacientes agendados em consultas, 7.837 não compareceram. Já os exames, foram 19.632 agendamentos e 3.886 faltosos.

Já em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 15.023 consultas marcadas, 2.960 pacientes faltaram (19,7%) e dos 8.524 exames agendados, 1.597 não compareceram, uma taxa de 18% de absenteísmo.

Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 21.817 consultas, com 4.049 faltosos (18,56%). E os exames somam 15.849 agendados, com 3.121 pacientes que não compareceram no dia marcado (19,69%).

No Hospital Regional do Litoral Norte, as taxas também chegam a 20% de absenteísmo. Das 2.592 consultas agendadas, 396 pacientes não compareceram e dos 7.866 exames marcados, 1.576 pessoas faltaram.

A Secretaria de Saúde reforça a população a importância de comunicar caso não seja possível o comparecimento e de sempre manter o cadastro atualizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), principalmente quando houver mudanças de número de telefone e de endereço.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destaca que o aviso prévio contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. “Não ir à consulta médica ou ao exame gera diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, disse.

Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize encaixe de outro paciente.

A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.