21.8 C
Caraguatatuba
29 Abril 2024

Em março, “Sinta o cheiro do mar” estreia em Ubatuba

O exercício da resiliência é foco de espetáculo teatral inédito que a Borbolina Cia/SP traz para o Teatro Municipal, dias 16 e 17 de março

Crédito: Gui Assano. Link para fotos em alta:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1d_2cw3UAhY1pPeJkXRQSX8fD7Lwx20tl

Ubatuba é a cidade escolhida para a estreia do espetáculo Sinta o cheiro do mar, de 15 a 17 de março, no Teatro Municipal. Com ingressos gratuitos, é uma iniciativa da Borbolina Cia, na esteira do sucesso de O menino e a cerejeira, apresentado ano passado no mesmo local.

O novo espetáculo tem dramaturgia, direção e atuação de Stella Tobar, atriz com 28 anos de carreira e com forte atuação em montagens dirigidas para toda a família. O projeto foi contemplado em segundo lugar no Edital Proac 06/2023 – Público infanto-juvenil- Produção de espetáculo inédito, realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Depois de Ubatuba, o espetáculo inicia temporada já confirmada de seis apresentações no Sesc Ipiranga, na capital paulista.

 

Sinta o cheiro do mar convida o público a seguir os momentos vividos por uma garota, que se prepara para uma cirurgia de adenóide, que lhe trará como principal benefício recuperar o pleno sentido do olfato, e apreciar o cheiro de tudo, em especial o cheiro do mar onde tanto gosta de brincar.

A dramaturgia foi desenvolvida a partir de uma experiência biográfica da autora, ao acompanhar no passado a mesma cirurgia feita pela sua filha. Sinta o cheiro do mar trata com leveza e ludicidade a experiência infantil em lidar com questões de saúde e outras, e do aprendizado extraído quando se encara com coragem, mantendo a esperança e a força necessárias.

O solo de Stella Tobar contrasta com dinâmica de animações audiovisuais e permeada de músicas e jogos de cena, garantindo a leveza e beleza desse solo multilinguagens. Traz recursos audiovisuais (animações especialmente criadas por Lauren Kurotsu) e música original cantada e executada ao vivo por Stella e os músicos Sérvulo Augusto (que assina a direção musical) e Gui de Mattos. Completam o time a criação de cenário e figurinos por Paula de Paoli e o desenho de luz de Giuliano Caratori, além de confecção de boneco e adereços por José Valdir Albuquerque. “Transformar um fato biográfico em arte, exaltando as emoções e sentimentos que são comuns a todos os seres humanos é o que o texto faz, poeticamente.”, ressalta Stella.

 

Percepções e compreensões sutis desse cenário cotidiano são reforçadas nas letras das canções da peça, uma aposta do espetáculo Sinta o cheiro do mar para sensibilizar os espectadores-mirins a se inspirarem pela resiliência da menina, que com esperança vence essa fase.

 

Exercício da empatia – Esse é o quarto infantil sob direção de Stella na Borbolina Cia. Em essência, busca retratar sentimentos e aprendizados, potencializando a inteligência intrínseca das crianças no trato de situações cotidianas. E estimulando a empatia e esperança diante da vida.  São exemplos de temporadas de sucesso: O menino e a cerejeira, baseado na obra do pacifista Daisaku Ikeda, em cartaz há oito anos; Sonho de Artista, texto seu em repertório desde 2021 e Dois idiotas sentados cada qual no seu barril, a partir da obra de Ruth Rocha.

Projeto-escola –      Os projetos da Borbolina Cia sempre envolvem estudantes de escolas públicas, além de ONGs, contribuindo para o fomento ao teatro e à cultura. Por isso, no dia 15 de março serão realizadas duas apresentações – manhã e tarde – voltadas a esse público, seguidas de um bate-papo sobre as concepções artísticas do espetáculo.

Workshop – Criação de animação, por onde começar? – processos criativos por trás de um projeto. No dia 16, das 10 às 13h, a ilustradora Lauren Kurotsu, que assina as animações visuais do cenário do espetáculo, conversa com interessados sobre diferentes técnicas, materiais e abordagens para expressar a visão artística. Desde técnicas mistas, de ilustrações a animações. Um mergulho em um ambiente acolhedor e inspirador, compartilhando histórias, ideias e risadas ao longo do caminho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo mail: borbolinacompanhia@gmail.com.

Cenas ganham livro – Alternar adaptações de obras literárias e textos originais tem sido uma premissa do trabalho da artista – que já adaptou também obras de Clarice Lispector para a cena – e em 2024 completa 28 anos de carreira, oito à frente da Borbolina Cia. “Acho a literatura uma fonte riquíssima para beber histórias e temas para o teatro. E penso que o teatro pode também promovê-la e incentivar a leitura. Não à toa, dois espetáculos da Cia são criações a partir de obras literárias. E Sinta o cheiro do mar fez o caminho inverso e vai virar livro em breve”, antecipa Stella.

 

                                        SERVIÇO:

       

Sinta o cheiro do mar. Com texto, direção e atuação de Stella Tobar, o quarto infantil da Borbolina Cia traz uma história cheia de emoção recheada de músicas ao vivo e animações especialmente criadas. Uma menina se prepara para viver algo desconhecido, mas que lhe trará a cura necessária. Onde ela está? Pelo que passará? O público vai descobrir e viver com ela e sua família esse momento, até que ela possa sentir o cheiro do mar novamente.

Dias 16 e 17 de Março de 2024. Sáb e dom. 16h.

Apresentação para escolas e ongs dia 15 de março, sexta, manhã e tarde (9 e 14hs).

Duração: 55 min. Classificação indicativa: Livre. Indicação da Produção: a partir de 5 anos.

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

Endereço: Pça Exaltação à Santa Cruz, 22 Centro – Ubatuba

F: 12 3833-1191

Hora: 16h

Ingressos gratuitos: Retirada no teatro ou pelo site www.megabilheteria.com

 

 

Ficha Técnica

Dramaturgia, direção e atuação: Stella Tobar

Músicos: Sérvulo Augusto e Gui de Mattos

Direção das animações e ilustradora: Lauren Kurotsu

Direção Musical: Sérvulo Augusto

Música original: Stella Tobar e Sérvulo Augusto

Desenho de Luz: Giuliano Caratori

Cenário e Figurinos: Paula de Paoli

Boneco e adereços: José Valdir Albuquerque

Artistas-provocadores: Kátia Daher e Paulo de Pontes

Preparação Corporal: Vera Luz

Preparação Vocal: Tato Fischer

Fotos: Gui Assano

Design Gráfico: Lauren Kurotsu

Operação de Luz: Giuliano Caratori

Operação de vídeo: Lauren Kurotsu

Assessoria de Comunicação e Divulgação: Gleice Carvalho

Produção: Borbolina Cia

 

Atualize informações em nossas mídias:

Instagram: @borbolinacia

Site: https://www.borbolinacompanhia.com.br/

 

Informações à Imprensa:

Gleice Carvalho, 11 9841-3134