20.7 C
Caraguatatuba
19 Maio 2024

Bolsonaro tenta enganar mais uma vez seus seguidores

Como esperado, Bolsonaro reuniu uma quantidade expressiva de seguidores na Av. Paulista para obter a desejada fotografia que deverá ser usada em sua defesa contra a punição da tentativa de golpe de estado.

Deixo claro que realmente foi um grande ato e que Bolsonaro precisava de algo grande para tentar vender a ideia de que o Brasil está com ele e contra as investigações da Polícia Federal.

Tenta o ex-presidente vender uma falsa imagem de que os brasileiros estão com ele, o que não é verdade. Seus seguidores que representam algo em torno de 30% da população, aproximadamente 40 milhões de eleitores não são a maioria.

Também temos que considerar que o evento ocorreu na região sudeste, onde reside a maioria bolsonarista.

É muita gente, mas quando comparado ao resultado das últimas eleições percebemos que está caindo a cada dia.

Para mim está claro que o ex-presidente na tentativa de se auto defender procurou produzir imagens que com certeza serão usadas nas redes sociais. Isso fica claro em suas convocações para o evento e quando discursando afirmou que “ Minha vinda aqui é para termos uma fotografia para o mundo”.

O mais interessante é que o governo do estado de São Paulo, através de seu secretário de segurança pública, Guilherme Derrite, um bolsonarista raiz, escolhido a dedo pelo governador “Zé Carioca”, sem utilizar meios científicos, dá um empurrãozinho dizendo que o público foi de aproximadamente 750.000 pessoas, o que não é verdade.

Os únicos dados, com base científica, foram fornecidos pelo “Monitor Político no Meio Digital”, da USP – Universidade de São Paulo, que produz há anos análises sobre público em eventos, o qual é baseado em fotos aéreas processadas por um software especial e que estimou um público presente de aproximadamente 185 mil pessoas.

Essa análise é coordenada pelos professores Marcio Moretto e Pablo Ortellato e as fotos foram obtidas entre 3 e 5 horas da tarde.

Esse é um resultado científico e não da cabeça de seus seguidores que tentam iludir o público.

 

Cesar Jumana