27.9 C
Caraguatatuba
18 Maio 2024

A arte de Mai Bavoso

Não é a primeira vez que encontro representação de Arte pelos corredores dos eventos realizados pela Merkato. A cada edição das SICC, ZERO GRAU e 40 GRAUS, sempre uma supresa boa e uma experiência artística a mais para conhecer.

Desta vez conheci o trabalho contemporâneo e único do artista plástico Mai Bavoso, que pinta sua arte sobre uma montagem de placas de isopor, reciclado de embalagens de eletrodomésticos. Anos atrás, o artista, que morava perto de um restaurante japonês, despertou para a quantidade de descarte de caixas de isopor nas quais eram armazenados os salmões.

Um trabalho único, atual e emocionante feito ali, durante os três dias de ZERO GRAU, representando esse momento vivido pela Merkator e todo setor calçadista, TUDO NOVO DE NOVO.

O artista, de traços realistas, que usa muitas cores até mesmo nos sombreados, usou Charles Chaplin com significado de novo, pois para ele Chaplin teve esse poder, de se manter vivo, e mesmo nos filmes vistos por ele já muitas vezes, Mai sente um sentimento novo a cada uma delas!

Na minha percepção, Chaplin fez refletir sobre a alegria além do óbvio. O artista dos tempos do preto branco, mas que tinha muitas cores, pois para mim a alegria tem aquarela, e no mundo da imagem as cores mais vibrantes são as consideradas alegres. Ele me fez refletir, também, sobre entender além do que é dito, e este é um tempo para isso, esse tempo pede mais olhar, emoção genuína e disponibilidade ao outro. Me fez, ainda, lembrar de dias piores, como o nazismo, já retratado por Chaplin, e me levou a acreditar que o Novo chegará.

Mai ainda expôs algumas obras em tinta a óleo feitas em telas, e também pintou máscaras de tecido, oferencendo um pouco mais de leveza ao novo item do nosso vestuário, símbolo desta pandemia.

Em conversa ao Agrund.com, lembrou de seu contato com o mundo calçadista, quando desenhava estamparias, e das primeiras vezes que participou das feiras da Merkato ainda em seu início.

O NOVO, o velho, o presente, o passado e o futuro, tudo ali se encaixando. Torço para que esse encaixe traga transformação para os dias que virão!

Por Thay Sanqueta

Mai Bavoso tem um trabalho inconfundível, padrões ousados, traços e cores vibrantes. Sua obra é reconhecida no Brasil e também no exterior.
Transita com naturalidade entre a pintura e esculturas. A música também está entre as paixões do artista, que adora tocar violão com os amigos, como hobby.

Trabalhos de destaque :
– Painel no Cirque du Soleil que gira o mundo na entrada do espetáculo Varekai.
– Memorial da Reconstrução no Greenvalley. Club de música eletrônica, cinco vezes eleito como melhor casa do mundo. Além do memorial, o artista criou mais de 150 esculturas que foram um presente do GV para djs, entre eles Alok , Vintage, Monolink e Ashiba ….
Mai é o artista residente da casa e pinta ao vivo nas baladas que recebe mais de dez mil pessoas por evento. O GV fica em Camboriú em SC.
– Atua em feiras nacionais e internacionais no ramo do couro calçadista e moda, onde pinta ao vivo. Em Gramado no RS, Balneário Camboriú SC, João Pessoa PB e São João Batista SC, tem presença garantida do artista e eventualmente algumas mais distantes. Las vegas, São Paulo, Minas Gerais.
– Participa da banda gaúcha Rock de Galpão, onde é o responsável pelos cenários e pinta ao vivo nos principais shows pelo Brasil .
– Com 45 anos de experiência no mundo da arte, desenhou e assinou coleções da renomada marca de surf Mormaii em Garopaba, SC, onde atuou como diretor de artes por muitos anos.
– MAI – Museu de Arte Indigena em Curitiba, PR ( maior museu de Arte Indigena da América Latina ) tem painéis assinados pelo artista. Painéis foram pintados pelo artista em suas viagens de pesquisa à maior reserva indigena do Brasil, o Parque do Xingú. No caminho para Jundiaí o artista fará uma visita ao MAI onde irá compartilhar com visitantes e convidados um pouco de suas experiências na reserva.

Mai Bavoso é casado com Renata Camargo, produtora e marchand, tem dois filhos, Eduardo Decker Bavoso (músico), Mariana Bavoso (estudante de psicologia) e um neto, Athos que já desenha muito e é fã número um do avô.
Mai e Renata dividem seu tempo entre Novo Hamburgo, RS e Balneário Camboriú SC, onde mantém ateliê e residência. O ateliê em Balneário já é reconhecido, na cidade, como um espaço cultural. Ali transitam músicos, artistas, moradores e turistas sempre muito bem recebidos pelo casal que conquista a todos com sua simpatia e amor à arte. A cidade comemorou 59 anos no domingo dia 23 de Julho. Mai Bavoso, foi convidado para pintar ao vivo no BC JAZZ FEST – Que encerrou com Show dos músicos: Flavia K, Marcinho Eiras, Thulla Melo e a atração mais aguardada da noite Zeca Baleiro .

Em BC o artista participa do GAP – Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú e da ANACLA – Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes.

Ateliê – Rua Reinaldo Konrath 65, Lomba Grande em Novo Hamburgo ( RS )
Av Brasil 411 sala 05, Centro em Balneário Camboriú ( SC )
Contatos pelo fone – 51 999785807

Conheça sua obra em: https://www.facebook.com/mai.bavoso/shop?ref_code=mini_shop_profile_plus_header_cta&ref_surface=profile